domingo, 4 de março de 2007

Analgésicos podem causar hipertensão



O consumo frequente de analgésicos, como paracetamol, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico, medicamentos «campeões de venda» em Portugal, pode causar hipertensão, um dos principais factores de risco da maior causa de morte em Portugal, o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Publicado nos «Arquivos da Medicina Interna», e divulgado pela edição electrónica do jornal espanhol El Mundo, o estudo concluiu que o consumo diário de analgésicos aumenta o risco de hipertensão.
A investigação identificou um aumento de 48 por cento de hipertensão nas pessoas que tomam 15 comprimidos destes medicamentos, que são os mais vendidos em Portugal, sem receita médica.
Por esta razão, os autores do estudo recomendam que estes fármacos sejam consumidos com «maior prudência».
Liderados pelo médico e epidemiologista John Forman, os investigadores apuraram que os indivíduos que tomam paracetamol seis a sete dias por semana aumentam em 34 por cento as suas possibilidades de ter uma tensão arterial acima da dos valores recomendados.
Os maiores consumidores de ibuprofeno têm este risco aumentado para 38 por cento, enquanto os que consomem diariamente o ácido acetilsalicílico têm um risco de 26 por cento.
Sobre as causas deste risco, os autores lembram que o paracetamol inibe as prostaglandinas (substâncias que dilatam os vasos sanguíneos) e afecta a função do endotélio (no interior dos vasos sanguíneos), dois factores que podem influenciar a tensão arterial.
Por seu lado, o ácido acetilsalicílico e o ibuprofeno bloqueiam a produção de prostaglandinas. Além disso, os medicamentos da classe do Ibuprofeno provocam uma maior reabsorção renal de sódio e água.
Estas três substâncias activas, que estão na base da composição de vários medicamentos, são dos mais vendidos em Portugal, podendo ser comercializados sem receita médica.
No passado mês de Janeiro, o paracetamol foi a substância activa com mais embalagens vendidas fora das farmácias: 17.293.
Também bem colocado no «ranking» de substâncias activas de Medicamentos Não Sujeitos a Receitas Médicas (MNSRM) mais vendidas fora das farmácias está o ibuprofeno, com 8.209 embalagens vendidas nestes locais, de acordo com dados do Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed).


1 comentário:

Rosa Silvestre disse...

Olá Sérgio, interessante texto, pois não sabia que o consumo frequente de analgésicos pudessa ter como factor de risco a hipertensão. Como sou, às vezes,consumista de paracetamol e não quero de deixar de ter as minhas hipotensões ... acho que tenho que ter mais cuidado e não tomar analgésicos!