terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Suporte Básico de Vida (Parte II)


Nos países ocidentais uma das principais causas de morte é as doenças cardiovasculares. A maioria ocorre fora do ambiente hospitalar.
O objectivo da RCR é recuperar vítimas de paragem cárdio-respiratória para uma vida comparável à que tinham previamente ao acontecimento.
O sucesso das manobras de RCR está condicionado pelo tempo, pelo que quanto mais precocemente se iniciar o SBV maior a probabilidade de sucesso.

O SBV é:
- Um conjunto de procedimentos bem definidos;
- Com metodologias padronizadas;
- Sem recurso a qualquer tipo de equipamentos, para além de um simples dispositivo para avia aérea ou acessório de protecção.

Tem como objectivos:
- Reconhecer as situações de perigo de vida iminente;
- Saber como e quando pedir ajuda;
- Saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação de modo a manter a vítima viável até que possa ser instituído o tratamento médico adequado;
- Destina-se a ganhar tempo, mantendo parte das funções vitais até à chegada do SAV;
- Em situações em que a falência respiratória foi a causa primária da PCR, o SBV pode reverter a causa e conseguir uma recuperação total.

Posicionamento daa vítima e do reanimador
As manobras do SBV devem ser executadas com a vítima em decúbito dorsal, no chão ou num plano duro. Se a vítima se encontrar numa cama as manobras de SBV, nomeadamente as compressões torácicas, não são eficazes, uma vez que a força exercida é absorvida pelas molas ou espuma do próprio colchão.

O SBV engloba:
Avaliação Inicial;
A – Via Aérea Desobstruída (Airway);
B – Ventilação Artificial (Breathing);
C – Circulação (Circulation).

1 comentário:

Maria da Luz disse...

Será que vi bem 1/9/2007
Será que parei no tempo?