terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Suporte Básico de Vida (Parte I)



Cadeia de sobrevivência


1 – Acesso precoce ao sistema de emergência médica (112);

Cada minuto sem chamar socorro reduz as possibilidades de sobrevivência. É fundamental reconhecer a gravidade da situação e saber activar o sistema de emergência, ligando adequadamente o 112. A informação que deve ser dada e recolhida é a seguinte:
Localização exacta do local e pontos de referência do mesmo;
O número de telefone de contacto;
O que aconteceu;
O número de pessoas que precisam de ajuda;
Condição em que se encontram as vítimas;
O que já foi feito;
Qualquer outro dado relevante (por exemplo, se as vítimas estão encarceradas, se sofrem de alguma doença…).

2 – Início precoce do SBV;

O início precoce do SBV permite ganhar tempo, mantendo alguma circulação e alguma ventilação até à chegada de socorro mais diferenciado, para então se instituírem os procedimentos de suporte avançado de vida.

3 – Desfibrilhação precoce;

A maioria das PCR no adulto ocorrem devido a uma perturbação do ritmo cardíaco a que se chama fibrilhação ventricular (FV), que se caracteriza por uma actividade eléctrica caótica, de todo o coração, em que não há contracção do músculo cardíaco e como tal não é bombeado sangue para o organismo. O único tratamento eficaz para esta arritmia é a desfibrilhação, que consiste na aplicação de um choque eléctrico externamente, ao nível do tórax da vítima, para que ao atravessar o coração possa parar a actividade caótica que este apresenta.
4 – SAV precoce.

O SAV permite conseguir uma ventilação mais eficaz (através da entubação endotraqueal) e uma circulação também mais eficaz (através da administração de fármacos). Idealmente deverá ser iniciado ainda na fase pré-hospitalar e continuado no hospital, permitindo a estabilização das vítimas recuperadas de PCR.




A cadeia de sobrevivência representa simbolicamente o conjunto de procedimentos que permitem salvar vítimas de paragem cárdio-respiratória. Para que o resultado final possa ser, efectivamente, uma vida salva, cada um dos elos da cadeia é vital e todos devem ter a mesma força. De nada serve ter o melhor SAV se quem presencia não sabe ligar o 112.
O bom funcionamento da cadeia de sobrevivência permite salvar vidas em risco.

1 comentário:

Rosa Silvestre disse...

Um bom post de contéudo que merece ser sempre (re)lembrado!
BOAS FESTAS!