quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Acinetobacter baumannii

A Acinetobacter baumannii é um microorganismo multi-resistente que resiste a vários antibióticos e que aparece com alguma regularidade em ambiente hospitalar, sendo transmitindo por contacto pelas mãos e objectos, ou através dos equipamentos de assistência ventiladora. Normalmente surge em pacientes que devido ao seu estado de saúde, se encontram mais debilitados. É recomendada uma vigilância clínica continuada.




Em Nottingham, no Queen's Medical Centre do Hospital Universitário no Reino Unido, esta mesma bactéria foi detectada em vários pacientes em 1985-86 e em 1992-93, tendo sido identificadas na altura 5 estirpes diferentes, de acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Microbiologia do mesmo hospital, realizado em 1998.
O estudo aponta para a necessidade de vigilância continuada, quer a nível de pacientes quer a nível de instalações, em Unidades de Cuidados Intensivos em que surtos significativos de infecções por esta bactéria tenham ocorrido.
Embora seja a estirpe mais comum, a Acinetobacter Baumani não é, todavia, a mais perigosa, pois de acordo com este estudo, não é epidémica.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças infecciosas, designadamente as que acontecem em meio hospitlar, e as parasitárias são as principais responsáveis no Mundo pela redução da esperança média de vida, mais do que a Sida, o cancro ou as doenças cardiovasculares.


9 comentários:

Anónimo disse...

Feliz Natal e tudo de bom em 2007!
Bom blogar também...

Anónimo disse...

gostaria de saber se o pessoal da da enfermagem pode contrair essa bacteria?

Unknown disse...

Estou com essa bactéria no meu ouvido E (ouvido médio), pois o meu tímpano está aberto, e essa bactéria se alojou e o médico ainda não consiguiu eliminá-la. O que posso fazer para solucionar esse problema? e quais as complicações que posso ter?
O médico foi muito reticente com relação às minhas perguntas.
Fico no aguardo o mais rápido possível.
Muito Grata,

Eliete Nunes

Unknown disse...

gostaria de saber se o pessoal que da enfermagem que cuida esse tipo de paciente, nao pode estar em contato com outros que nao tem a doença.

Unknown disse...

gostaria de saber se o pessoal que da enfermagem que cuida esse tipo de paciente, nao pode estar em contato com outros que nao tem a doença.

Administrecerto.blogspot.com disse...

Minha irmã esta internada há 35 dias e só depois do terceiro exame de sutura constatou que ela esta com esta bacteria. Gostaria de saber se esta bacteria foi adquirida no hospital ou se realmente já estava instalada no organismo.
Ela esta com absesso no braço há 8 meses.

Anónimo disse...

Minha amada vovó faleceu com essa miseravel bacteria-em um hospital de fortaleza-CE,ela foi para lá com uma gripe e saiu morta,porque pegou essa bacteria nesse hospital...

Unknown disse...

Sim se nao tomar as medidas de precauçoes.
Que sao higienizaçaos das maos entre um procedimento e outro e antes de realiza-los ;
Uso de equipamentos de proteção individual (e p i ) na manipulaçao de pacientes contaminados .
Essa bacteria é transmitida por contato ...

Unknown disse...

Pode estar em contato sim mas na manipulação do paciente q esta contaminado deveraa fazer o uso dos e p i s
e após o termino dos cuidados fazer a higienizaçâo das mãos antes de tocar em outros pacientes ...